Santo Cristo/RS lidera exportação de erva mate à Argentina

Dos 23 municípios exportadores para a Argentina 10 são do RS, respondendo por 55% das exportações para o país vizinho.


Dos 23 municípios exportadores para a Argentina 10 são do RS, respondendo por 55% das exportações para o país vizinho. Santo Cristo, com uma produção anual de 20 toneladas de folha verde da planta, até o mês de outubro exportou 1,8 mil toneladas do produto. Tal volume foi possível dado ao perfil da empresa Regional Trade, caracterizada como Empresa Comercial Exportadora, figura legal brasileira que possibilita o mesmo benefício fiscal ao produtor do que o transferido pela exportação direta.

Gerson Lauermann, sócio proprietário da Regional Trade diz que a operacionalização deste volume “é possível com fornecedores qualificados, logística ajustada, clientes comprometidos, contatos consolidados no exterior e um importante número de profissionais ligados e prestadores de serviços ao comércio exterior”. A empresa atua em outras frentes de exportações.

A Ilex Paraguariensis, versátil planta originária da região subtropical da América do Sul, ganha cada vez mais adeptos mundo afora, seja como chimarrão, mate, chá-mate, tereré, ou para ser transformada em cosméticos e fármacos. “O aumento do consumo motivado por hábitos individuais, dada à exceção que se vive no momento, somado à exportação intrabloco e ainda para destinos mais longínquos e inimagináveis por alguns bairristas, nos fazem perceber que não são os gaúchos os maiores consumidores de erva-mate”, frisa Gerson.

Fonte: www.jornalnoroeste.com.br

<< Voltar para todas as notícias

Últimas matérias

As 5 mais vistas

Fale com a gente

Podemos ajudar você? Envie-nos uma mensagem!